
A IMPORTÂNCIA DE INDICADORES DE DESEMPENHO NA ATUAÇÃO CONTÁBIL
“O que pode ser medido pode ser melhorado”
Peter Drucker
Utilizando do princípio da melhoria contínua, a Alcance realiza monitoramento regular de Processos de Trabalho com foco em aprimorar suas atividades operacionais.
Pra tanto, inicialmente foram avaliados os elementos chaves de atuação da empresa e, a partir destes elementos, definidos indicadores e metas de desempenho por cada setor.
Observando o critério de valor agregado aos clientes, identificamos dois pontos chaves que interferem na percepção de bom serviço:
– Prazo de disponibilização de documentos/informações;
– Correção de documentos/informações disponibilizados;
Estes elementos interferem nos valores essenciais de confiabilidade e segurança mantidos entre os clientes e a Alcance.
Atualmente lidamos com os seguintes indicadores mensais:
SETOR | INDICADOR |
PESSOAL | Prazo de disponibilização de solicitações de admissões |
PESSOAL | Prazo de disponibilização de solicitações de desligamento |
PESSOAL | Prazo de disponibilização de solicitações de férias |
PESSOAL | Prazo de disponibilização de folhas de pagamento, conforme cronograma prévio |
PESSOAL | Adequação de documentações de admissões disponibilizadas |
PESSOAL | Adequação de documentações de desligamentos disponibilizadas |
PESSOAL | Adequação de documentações de obrigações perante Orgãos Legais |
FISCAL | Tempo prévio de publicação de documentos ao vencimento |
CONTÁBIL | Tempo de cumprimento de etapa de trabalho |
CONTÁBIL | Tempo de disponibilização de DRE e Balancete |
A mensuração dos indicadores por si só já provoca melhoria de performance, pela aderência às metas estabelecidas.
Além disso, um possível resultado abaixo das metas, implica em plano de ação para correção de padrão de operação.
Com a cultura da qualidade, ganham os clientes que obtém melhores serviços, ganha a Alcance, que adota melhores formas de trabalho.