A IMPORTÂNCIA DE INDICADORES DE DESEMPENHO NA ATUAÇÃO CONTÁBIL

A IMPORTÂNCIA DE INDICADORES DE DESEMPENHO NA ATUAÇÃO CONTÁBIL

21 de Fevereiro de 2017

“O que pode ser medido pode ser melhorado”

Peter Drucker

 

Utilizando do princípio da melhoria contínua, a Alcance realiza monitoramento regular de Processos de Trabalho com foco em aprimorar suas atividades operacionais.

Pra tanto, inicialmente foram avaliados os elementos chaves de atuação da empresa e, a partir destes elementos, definidos indicadores e metas de desempenho por cada setor.

Observando o critério de valor agregado aos clientes, identificamos dois pontos chaves que interferem na percepção de bom serviço:

– Prazo de disponibilização de documentos/informações;

– Correção de documentos/informações disponibilizados;

 

Estes elementos interferem nos valores essenciais de confiabilidade e segurança mantidos entre os clientes e a Alcance.

Atualmente lidamos com os seguintes indicadores mensais:

SETOR INDICADOR
PESSOAL Prazo de disponibilização de solicitações de admissões
PESSOAL Prazo de disponibilização de solicitações de desligamento
PESSOAL Prazo de disponibilização de solicitações de férias
PESSOAL Prazo de disponibilização de folhas de pagamento, conforme cronograma prévio
PESSOAL Adequação de documentações de admissões disponibilizadas
PESSOAL Adequação de documentações de desligamentos disponibilizadas
PESSOAL Adequação de documentações de obrigações perante Orgãos Legais
FISCAL Tempo prévio de publicação de documentos ao vencimento
CONTÁBIL Tempo de cumprimento de etapa de trabalho
CONTÁBIL Tempo de disponibilização de DRE e Balancete

 

A mensuração dos indicadores por si só já provoca melhoria de performance, pela aderência às metas estabelecidas.

Além disso, um possível resultado abaixo das metas, implica em plano de ação para correção de padrão de operação.

Com a cultura da qualidade, ganham os clientes que obtém melhores serviços, ganha a Alcance, que adota melhores formas de trabalho.